Apoio social, saúde e trabalho: uma breve revisão
Social support, health and work: a brief review

 

Ilva Santana Santos Fonseca
Samara Bruno Moura

Universidade Estadual de Feira de Santana
(Brasil)

 

Resumo

As relações interpessoais revelam que uma pessoa pode influenciar atitudes e comportamentos de outras. Estas relações em que a existência ou disponibilidade das pessoas em confiar, demonstrar preocupação com o outro, valorizar, comunicar-se, ajudar, assistir com os recursos disponíveis, resume o que seja apoio social. Este estudo buscou levantar as influências do apoio social no ambiente laboral sobre a saúde do trabalhador e como pode interferir em seu comportamento profissional. Tratou-se de um estudo de revisão bibliográfica que se utilizou fontes secundárias de publicações em bases de dados de saúde. Para a pesquisa os unitermos usados foram saúde, apoio social, suporte social, trabalho, relações interpessoais. Verificou-se que quando há apoio social suficiente ocorre uma certa “absorção” de parte dos efeitos adversos do ambiente o que, consequentemente, pode vir a minimizar o desencadeamento de patologias, e consequentemente favorecer um bom desempenho das tarefas laborais por parte dos trabalhadores.

Palavras-chave: relações interpessoais, apoio social, saúde do trabalhador

 

Abstract

The interpersonal relationships show that a person can influence attitudes and behaviors of others. These relations in which the existence or availability of people in trust, show concern for the other, enhance, to communicate, help, assist with the resources available, summarizes what is social support. This study sought to raise the influences of social support in the work environment on the health of the worker and how it can interfere with their professional behaviour. It was a study of literature review that was used secondary sources of publications in databases of health. To search the key-words used were health, social support, social support, work, interpersonal relations. It was found that when there is sufficient social support there is some "absorption" part of the adverse effects of the environment which, therefore, might minimize the release of diseases, and thus foster a good working performance of tasks by workers.

Key-words: interpersonal relations, social support, occupational health

 

Resumen

Las relaciones interpersonales ponen de manifiesto que una persona puede influir en las actitudes y comportamientos de los demás. Estas relaciones en las que la existencia o disponibilidad de personas en la confianza, muestran preocupación por el otro, mejorar, de comunicar, ayudar, ayudar con los recursos disponibles, resume lo que es el apoyo social. La investigación se centró en estudiar la influencia del apoyo social sobre la salud del trabajador Sido un estudio de revisión de la literatura que se utilizó fuentes de las publicaciones en las bases de datos de salud. El unitermos utilizados fueron la salud, apoyo social, apoyo social, el trabajo, las relaciones interpersonales. Se encontró que cuando hay suficiente apoyo social hay algunos "absorción" parte de los efectos adversos del medio ambiente que, por lo tanto, podría minimizar la liberación de enfermedades y, por tanto, fomentar un buen rendimiento laboral de las tareas de los trabajadores.

Palabras clave: relaciones interpersonales, apoyo social, trabajador de salud

 

Introdução

O ser humano se constitui a partir da estruturação de sua relação com o outro. Viver com o outro na delimitação de si e do mundo externo (firmado por um outro) estrutura a essência do estabelecimento dos vínculos na construção dos relacionamentos entre as pessoas.

A inter-relação social, a vida em sociedade, permite a criação de apoio social nos diferentes ambientes onde o ser humano se encontra, e este apoio acaba produzindo benefícios tanto para quem apóia quanto para quem recebe o apoio.

As relações interpessoais são vínculos de importância significativa para os seres humanos, elas revelam que uma pessoa pode influenciar atitudes e comportamentos de outras. Nos últimos anos, alguns pesquisadores têm estudado como relações entre as pessoas contribuem para a vida de cada indivíduo, seja na área comportamental, nas áreas da saúde física ou na saúde mental (BEEHR et al., 2004; BROUGH, PEARS, 2004).

No ambiente de trabalho também se estabelecem vínculos, possibilitando situações de convivência e possibilidades de apoio social. O apoio organizacional dependerá de como os empregados percebem as expectativas e crenças sobre a retribuição e reconhecimento dado pela empresa ao seu trabalho. Esta percepção é influenciada pela freqüência, intensidade e sinceridade das relações de elogio e aprovação, pelos aspectos ligados à remuneração, vínculos de trabalho e às políticas organizacionais (BROUGH; PEARS, 2004).

Expectativas não atingidas com relação ao reconhecimento do trabalho e outros aspectos laborais ligados ao apoio social podem contribuir para a geração de doenças, partindo da premissa que este apoio exerce efeitos sobre o sistema imunológico, diminuindo a capacidade dos indivíduos de contornarem situações como o estresse (BARRIOS, 1999).

Christophe Dejours, médico francês, nas décadas de 70 e 80, começou a realizar estudos sobre a psicodinâmica do trabalho e mostrou como as relações interpessoais interferem na motivação em exercer a atividade laboral e também na saúde do trabalhador. Para Dejours, a idéia principal é que o indivíduo está sempre buscando a melhor forma de trabalhar através do reconhecimento e da realização de si próprio, o que pode transformar o sofrimento em prazer (DEJOURS, 1992).

Este estudo buscou levantar as influências do apoio social no ambiente laboral sobre a saúde do trabalhador e como pode interferir em seu comportamento profissional.

A escolha desta temática se deveu por se observa atualmente ainda um número restrito de pesquisas que relacionem apoio social, trabalho e saúde. Além disso, por assunto apresentar relevância social, já contém subsídios que respaldam modificações no contexto de trabalho nos diferentes ambientes ocupacionais podendo contribuir na melhoria das condições intersubjetivas de trabalho, pois, partindo-se do conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde, as condições sociais culminam em maneiras particulares de lidar com os problemas de saúde (Santos & Escoda, 2004).

 

Metodologia

 

Tratou-se de um estudo de revisão bibliográfica que se utilizou de fontes secundárias de publicações em bases de dados de saúde nos anos de 2007 e 2008, usando-se artigos nas áreas de saúde e psicologia, do período compreendido entre 1999 e 2007, além de livros que tratassem das temáticas trabalho, saúde e relações interpessoais

Para a pesquisa os unitermos usados foram saúde, saúde do trabalhador, apoio social, suporte social, trabalho, relações interpessoais. Os textos foram ordenados, classificados e categorizados buscando-se conceituar apoio social e verificar a relação deste com a saúde do trabalhador.

 

Resultados e discussão

 

Definição de apoio social

 

Avaliar as relações entre os seres humanos implica analisar um conjunto de fatores que envolvem a família, os laços afetivos, os comportamentos, as emoções e o ambiente social onde os indivíduos estão inseridos. Estas relações interpessoais em que a existência ou disponibilidade das pessoas em confiar, demonstrar preocupação com o outro, valorizar, comunicar-se, ajudar, assistir com os recursos disponíveis, resume o que seja apoio social ou suporte social. Diversos autores buscaram definir apoio social baseando-se em fatores inter-relacionados que incluem relações íntimas e as sociais.

Alguns autores referem-se ao apoio social como uma ação vigorosa que envolve as relações entre as pessoas. Para eles apoio social é qualquer energia recebida de um indivíduo ou grupo, fazendo com que o receptor desta siga em direção ao seu desejo (Pietrukowicz, 2001).

O apoio social também é visto como qualquer atividade que permita o compartilhamento de emoções e sentimentos com familiares, amigos ou grupos, e que ofereçam um apoio afetivo, emocional.

 

“ter apoio social é sentir-se cuidado, amado, querido e estimado, o que favorece a auto-estima de cada um, gerando uma rede social de situações, sentimentos e comportamentos bilaterais” (Barrios, 1999).

 

Outro conceito relacionado aos laços sociais é o de Rede Social e alguns autores afirmam que existem diferenças entre este e a definição de apoio social, pois o construto rede social seria mais subjetivo e o construto apoio social mais concreto.

 

“Rede social (social network) se destina ao grupo de pessoas com que o indivíduo mantém algum tipo de vínculo já o apoio social (social support) diz respeito aos recursos disponibilizados por outras pessoas em situações de necessidades, medidos através da percepção individual” (Sherbourne & Stewart, 1991; Bowling, 1997).

 

Apoio social e saúde

 

O apoio social também se associa aos aspectos das relações sociais que conferem um efeito sobre a saúde física e a saúde psicológica do indivíduo. Para Martinez (2002), estes aspectos não correspondem tanto às necessidades materiais dos indivíduos, mas, sobretudo às mais subjetivas, particularmente no que refere à intensidade, confidencialidade, reciprocidade e interação.

A presença de apoio social tem sido associada aos níveis de saúde, pois elevado grau de apoio funciona como um agente de proteção frente aos riscos de doenças induzidas, por exemplo, pelo estresse. Estudos revelam que o apoio social exerce um tipo de efeito moderador destes agravos contribuindo assim na qualidade e predisposição à saúde. (Cohen, Wills, 1985; Cohen, Syme, 1995; Pietrukowicz, 2001; Martinez, 2002).

Esta ação do apoio sobre o estresse pode ser explicada através de duas hipóteses. A primeira diz que o apoio minimizaria os níveis de estresse (buffering hypothesis) e a segunda relata que os relacionamentos provedores de apoio promovem bem-estar mesmo na ausência de estresse (positive effects hypothesis) (Cohen e Syme,1995; Sherman, 2003).

Sentir-se amado e amparado por amigos está associado a baixos níveis de ansiedade, depressão e doenças somáticas, proporcionando uma melhor adaptação aos efeitos dos eventos vitais estressantes, o que possibilita que estes tenham menores conseqüências negativas sobre o organismo (Costa, Ludermir, 2005).

Assim, o apoio social baixo afeta diretamente o sistema de defesa do corpo, relacionando-se ao processo saúde-doença e aumentando a suscetibilidade para enfermidades (Chaves & Fonseca, 2006; Chor, Griep, Lopes & Faerstein, 2000)

 

Apoio social e trabalho

 

Além dos tipos de apoio social provenientes de familiares e amigos, o apoio advindo das relações de trabalho também tem forte influência na vida do indivíduo, já que boa parte do tempo deste é gasto no ambiente ocupacional.

As convicções e as expectativas da pessoa sobre a retribuição e o reconhecimento da organização pelo seu trabalho estão diretamente relacionadas ao suporte ocupacional e fortalece ou enfraquece as crenças globais criadas pelo empregado sobre a extensão com que a organização valoriza as suas contribuições e cuida do seu bem-estar. A percepção de apoio organizacional é influenciada pelas expressões de elogio e aprovação e, também, pela participação que o funcionário tem sobre as políticas da organização (Morrison, 2004).

Os trabalhadores entram na empresa com certas expectativas sobre o que eles poderão fazer profissionalmente e sobre o que a organização poderá lhes recompensar. Porém, em muitas situações, essas expectativas, na realidade se tornam o oposto daquilo que eles idealizaram e os resultados discrepantes dessa comparação da verdade do dia-a-dia de trabalho com os planos criados podem influenciar o comportamento das pessoas no trabalho

O valor atribuído pelos trabalhadores ao apoio no trabalho vem da atribuição de características humanas dadas à organização, pois os funcionários muitas vezes enxergam as ações dos agentes da empresa como da própria instituição (Diener, 2000; Morrison, 2004).

A concepção que o empregado construiu, personificando a organização, pode levar o mesmo a frustrações que refletirão diretamente em sua saúde psíquica, e consequentemente, poderá desencadear processos somáticos, como tem mostrado alguns estudos que relacionaram os níveis de apoio social provenientes dos colegas e da chefia, com a saúde do trabalhador.

Um dos primeiros estudos que relacionou apoio social e saúde do trabalhador foi feito com funcionários suecos, e se verificou que aqueles sob baixo apoio social no local de trabalho tiveram efeito negativo sobre a saude cardiovascular (Jonhson & Hall, 1988)

A escassez de apoio organizacional também mostrou, em outra pesquisa, que mulheres grávidas sob elevada carga horária de trabalho e baixo apoio social no ambiente ocupacional, estavam sob risco elevado de aborto espontâneo (Fenster e eol 1995).

Outros dois estudos realizados por Tamayo e Trócolli (2002) e AbuAlRub (2004) corroboraram a influência negativa do baixo apoio sobre a saúde do trabalhador. Tamayo e Trócolli mostraram que o apoio reduzido onde existem poucas participação, colaboração e valorização do trabalho dos subordinados por parte dos supervisores, podem aumentar a exaustão emocional dos trabalhadores, já AbuAlRub, em seu estudo realizado com enfermeiras norte-americanas, revelou como o baixo apoio social no trabalho diminui a qualidade do cuidado prestado ao paciente, além de possibilitar aumento no nível de estresse nestas enfermeiras profissionais de saúde.

 

Considerações finais

 

Ao se fazer o levantamento bibliográfico nas bases de dados de saúde brasileiras, verificou-se que no Brasil ainda há poucas publicações sobre o apoio social, já que a maior parte dos artigos encontrados é estrangeira, sobretudo dos Estados Unidos. Faz-se necessário o crescimento da pesquisa nessa área, a fim de se compreender a relação entre apoio social, saúde e trabalho, já que as diferenças entre as culturas, sociedade e economia podem interferir neste processo.

Percebeu-se que o conceito de apoio social ainda não está muito claro, pois ainda não há uma definição operacional de apoio social estabelecida. Uma conceituação clara favorecia a sua aplicabilidade nas pesquisas.

Este estudo também revelou que o apoio social exerce uma influência significativa sobre a saúde do trabalhador. As relações interpessoais, com sua essência subjetiva, mesmo apresentando características complexas, pois requer a interferência de uma pessoa, diretamente ou não, sobre a vida da outra é de importância vital para o ser humano.

Observou-se que quando há apoio social suficiente ocorre uma certa “absorção” de parte dos efeitos adversos do ambiente o que, consequentemente, pode vir a minimizar o desencadeamento de patologias, e consequentemente favorecer um bom desempenho das tarefas laborais por parte dos trabalhadores.

Pesquisas futuras devem ser direcionadas ao entendimento do apoio social e sua interferência sobre a saúde, a fim de ajudar a orientar as áreas de intervenção a serem implantadas e que ofereçam condições para obtenção de uma saúde de qualidade por parte dos trabalhadores.

 

Referências

Barrios, P. C. (1999). Eventos estresantes y beneficios secundarios de la enfermidad. Em: II Curso Nacional Teorico Practico de Aplicacion Clinica y social de la Psiconeuroinmunologia. (pp. 105 – 113). Caracas: Universidad Central de Venezuela.

 

Beehr, T.A., Nair, V.N., Gudanowski, D.M. & Such, M. (2004). Perceptions of reasons for promotion of self and others. Human Relations,. 57, 413 - 438.2004. Retirado em 20/05/2007, no World Wide Web: http://hum.sagepub.com/cgi/content/abstract/57/4/413

 

Bowling, A. (1997). Measuring social networks and social support. In: Measuring Health: A Review of Quality of Life Measurements (pp. 91-109). Retirado em 05/07/2007, no World Wide Web:< http://www.csrc.lse.ac.uk/research/theses/dabrowska.pdf>.

 

Brough, P. & Pears, J. (2004). Evaluating the influence of the type of social support on job satisfaction and work related psychological well-being. International Journal of Organisational Behaviour, 8, 472-485.

 

Chaves, S. S. S., Fonseca, P. N. (2006). Trabalho docente: Que aspectos sociodemográficos e ocupacionais predizem o bem-estar subjetivo? Rev. Psico, Porto Alegre, PUCRS, 37, 75 – 81. Retirado em 11/06/2008, no World Wide Web: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/1414/1113

 

Chor D, Griep Rh, Lopes Cs, Faerstein E. (2001). Medidas de rede e apoio social no Estudo Pró-Saúde: pré-testes e estudo piloto. Cad Saúde Pública , 17, 887-896. Retirado em 26/06/2007, no World Wide Web: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2001000400022&script=sci_arttext>.

 

Cohen, S., Syme, S. L.(1985).  Social Support and Health. Orlando, Flórida: Academic Press. Retirado em 07/07/2008, no World Wide Web: http://www.personalityresearch.org/papers/clark.html

 

Cohen, S., Wills, T. A. (1985). Stress, social support and the buffering hypothesis. Psychological Bulletin, 98,310-357. Retirado em 21/07/2008, no World Wide Web: http://www.garfield.library.upenn.edu/classics1992/A1992JB16300001.pdf

 

Costa, A.G. E Ludermir, A.B. (2005).Transtornos mentais comuns e apoio social: estudo em comunidade rural da Zona da Mata de Pernambuco, Brasil. Cad. Saúde Púb.,.21, 73- 79. Retirado em 15/07/2008, no World Wide Web: http://www.scielo.br/pdf/csp/v21n1/09.pdf

 

Dejours. C. (1992).  A loucura no trabalho: estudo de trabalho. (5a ed.). São Paulo: Cortez, 1992.

 

Diener, E. (2000). Subjective well-being: The science of happiness and a proposal for a national index. American Psychologist, 55, 34-43. Retirado em 13/06/2007, no World Wide Web: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11392863

 

Griep, R.H., Chor, D., Faerstein, E., Werneck, G.L., Lopes, C. S. (2005). Validade de constructo de escala de apoio social  do Medical Outcomes Study adaptada para o português no estudo Pró – Saúde. Cad Saúde Publica, 3, 703 -714. Retirado em 04/04/2007, no World Wide Web: http://www.scielo.br/pdf/csp/v21n3/04.pdf.

 

Martinez, M. C. (2002). As relações entre a satisfação com aspectos psicossociais no trabalho e a saúde do trabalhador. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo. Retirado em 14/06/2008, no World Wide Web: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-07112006-210400/

 

Morrison, R. (2004). Informal relationships in the workplace: Associations with job satisfaction, organisational commitment and turnover intentions. New Zealand Journal of Psychology,.3, 114-128. Retirado em 04/04/2007, no World Wide Web: http://findarticles.com/p/articles/mi_qa3848/is_200411/ai_n9467749

 

Pietrukowicz, M.C.L.C. (2001). Apoio social e religião: uma forma de enfrentamento dos problemas de saúde. Dissertação de mestrado. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública. Retirado em 25/05/2007, no World Wide Web: http://portalteses.cict.fiocruz.br/trasf.php?Ing=pt&script=thes_thesislist&id=FIOCRUZENSP.

 

Santos E. M., Escoda, M. S.Q. (2004). Vigilância sanitária: um histórico e um lócus. In: Separata de Monografia, Curso de Especialização em Gerencia de Serviços Básicos de Saúde. 2004. Retirado em 20/05/2008, no World Wide Web: http://www.ufrnet.br/~scorpius/302-Vigilancia%20Sanitaria%20Historico.htm

 

Sherman AM. (2003). Social relations and depressive symptoms in older adults with knee osteoarthritis. Soc Sci Med; 56:247-57. Retirado em 15/07/2008, no World Wide Web: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12473311

 

Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, e-mail: . Endereço: Rua Rio Amazonas, 139, Capuchinhos, Feira de Santana/BA, tel: (75) 91912516.

Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana, e-mail: