Regresar al índice del Número 5



Diagnóstico oncológico: reacción emocional y comportamiento familiar asumido

Msc. Clara Pérez Cárdenas

Instituto Superior de Ciencias Médicas de La Habana

Lic. Fidelina Rodríguez Herrera

Instituto Superior de Ciencias Médicas de La Habana


Dictamen de

Dra. Rosa Maria Tosta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil)

O artigo tem como principal objetivo descrever a crise familiar que se produz a partir da notícia do diagnóstico de uma doença oncológica num dos membros adultos de um grupo familiar. Abrange 25 famílias atendidas num Serviço médico da cidade de Havana. A principal qualidade é o acesso domiciliar às famílias estudadas, o que exige muito empenho por parte dos pesquisadores.

É destacado que o artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa desenvolvida pela autora principal junto ao grupo de famílias.

O enquadre metodológico é descrito em linhas gerais. Como se trata de estudo exploratório, sugiro que nos próximos estudos sejam descritas as informações disponíveis sobre a amostra, mesmo que não sejam consideradas como critérios de seleção das famílias, pois desta forma poderão auxiliar no procedimento de análise dos resultados obtidos. Devem ser colocados, por exemplo, os dados dos participantes e dos pacientes identificados (nível sócio econômico, faixa etária, estado civil, etc.,); como foi feita a seleção dos entrevistados nas famílias; quanto tempo depois do diagnóstico foi realizada a entrevista. Enfim, seria muito valioso que o leitor pudesse ter conhecimento da caracterização básica das famílias estudadas, ou seja, que os pesquisadores pudessem compartilhar o mapeamento das famílias. Também seria importante que houvesse o registro das impressões que os pesquisadores tiveram do processo de acompanhamento domiciliar das famílias e como consideram que possa ter interferido nos resultados.

Sugiro ainda que haja, para a continuidade da investigação, maior discussão sobre os resultados. Por exemplo, no que se refere à “crise familiar”, inicialmente esperada pelos pesquisadores na parte introdutória, aspecto que também deveria refletir-se na conclusão.

Enfim trata-se de artigo de mérito na área de Psicologia da Saúde, especialmente interessante para os profissionais de saúde que atuam junto aos pacientes adultos com câncer e seus familiares.





Por favor firme nuestro libro de visitas.